Search

QUANDO É POSSÍVEL EXCLUIR O TRUMP DAS REDES

Nada é mais contundente do que o exemplo concreto.


Estamos tão impactados pelas notícias alarmantes que nos chegam que não atentamos para o mais contundente exemplo de força que nos foi dado pelas maiores big techs do planeta , através da deleção do presidente dos EUA de suas redes sociais.


Esqueça que é o Trump e se detenha nesse poder.

Agora que você se absteve que é o Trump , imagine que esse espelho tem duas faces é a outra pode nos atingir frontalmente.


A outra face é a da confiança distribuída ( ou falta de) que é quando a inverdade , a insinuação é utilizada milhões de vezes por dia para derrubar reputações de pessoas, empresas, e ...candidatos.


Não se trata de negar o valor e a irreversibilidade das redes sociais.


O que urge é encontrarmos uma fórmula ética ,jurídica e técnica para que a fake news seja mitigada na sua origem parando de lançar a dúvida sobre reputações, manipulando sobretudo eleições como temos presenciado.


O tema é delicado pois transita entre o cerceamento da liberdade de informar , o poder de invadir privacidades e de distribuir o que se chamou de pós verdade (na essência, a fake news) e a gravidade que as consequências disso tudo podem alcançar.



Não é trivial, mas tem que ter a melhor solução.



1 view0 comments

Recent Posts

See All