Search

desmistificando esg

No artigo que convido você a ler, buscamos esclarecer o que são padrões ESG, como os fundos de investimento os estão valorizando, seu diferencial crítico e o regime de divulgação ainda confuso.



O QUE É ESG EM POUCAS PALAVRAS

ESG SE CONSTITUI em um conjunto de padrões para as operações de uma empresa que os investidores globais estão usando cada vez mais para selecionar investimentos potenciais.

  • Os critérios ambientais consideram como uma empresa atua como guardiã da natureza

  • Os critérios sociais examinam as relações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades nas operações ou nas proximidades

  • A governança está relacionada à liderança geral, remuneração executiva, auditorias , controles internos e direitos dos acionistas de uma empresa



ESG COMO DIFERENCIAL CRÍTICO , COMO KPI


Fica claro portanto que ESG É UM DIFERENCIAL CRÍTICO que tão cedo quanto possível a sua empresa deve adotar.
Gestores de fundos de investimentos e fundos de planos de pensão já se sentem obrigados a analisar a atuação ESG de cada componente de suas carteiras.

Todavia , persiste nas organizações uma necessidade de visão do espectro ESG , seus padrões e métricas de divulgação, sobretudo do entendimento do que a sociedade na qual a sua empresa está instalada necessita, quer saber e portanto ver divulgado.

No Brasil por exemplo, temos avançado em governança mas carecemos de ações que se voltem para a sustentabilidade ambiental e sobretudo para a inclusão social em um país que tem cerca de 80 milhões de vulneráveis e 40 mIlhões entre desempregados e subempregados.


O AINDA EMBAÇADO REGIME DE DIVULGAÇÃO


“Há uma miríade de estruturas, padrões e métricas de divulgação ESG voluntários que existem em todo o mundo, incluindo: CDP Global (antigo Carbon Disclosure Project); o Climate Disclosure Standards Board (CDSB); a Global Reporting Initiative (GRI); o International Integrated Reporting Council (IIRC); o Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade (SASB); a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima do Conselho de Estabilidade Financeira (TCFD); e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Existem também várias estruturas, padrões e métricas de divulgação específicos da indústria. Várias das organizações mencionadas anunciaram este ano que trabalharão juntas para tentar aliviar a confusão criando um regime de divulgação ESG que, esperançosamente, resultará em divulgação ESG que é uma combinação de informações claras, coerentes”

Fonte: https://www.canadaaction.ca/esg

Essa confusão no regime de divulgação ESG não pode ser motivo para atrasar a adesão de organizações brasileiras. Há que se acompanhar, mas o que deve ser feito em termos de ações ESG urge,como sabemos.




CONCLUINDO:

Os indicadores ESG são usados ​​para criar uma pontuação com base em uma infinidade de fatores subjetivos determinados pelas agências de classificação.

Na prática, alguns relatórios colocam mais peso nas emissões de carbono, enquanto outros usam pesos iguais para todos os três indicadores ESG.

Cerque-se das melhores informações sobre ESG , busque uma empresa especialista se necessário, mas não fique parado perdendo competitividade.

Esses indicadores vieram para ficar.





6 views0 comments

Recent Posts

See All